Consumo Consciente
- Máfia Catarina
- 22 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Já ouviu falar sobre Consumo Consciente?
A tradução literal seria consumir apenas quando for necessário, evitar desperdício, aproveitar ao máximo aquele produto que você adquiriu, independente do tipo de produto.
Mas vamos trazer um pouco para o mundo da moda.
Um item de moda, uma roupa, é um produto durável, você pode usar várias vezes, pode vender após cansar da peça, pode doar para quem desejar. E quando falamos de consumo consciente na moda tem alguns pontos que são importantes de ressaltar além do usar ao máximo aquela peça que você adquiriu.
Consumo Consciente na moda é saber de onde essa peça que você comprou veio, por quem ela foi produzida, que tipo de regime de trabalho essa pessoa vive.
Estamos no século XXI mas ainda se vê empresas que utilizam trabalho escravo ou até mesmo trabalho infantil para produzir itens de moda, e isso deve ser uma alerta para todos nós que consumimos, pois se aceitarmos que a roupa que usamos seja produzida por uma criança ou um adulto, explorada, sem condições de estudos, presa numa vida sem futuro, estamos sendo coniventes e participativos neste tipo de atrocidade.
Mas talvez você possa estar pensando: Tá, mas como eu faço para evitar comprar de marcas assim?
É mais simples do que parece. Comece pesquisando sobre a marca, sobre a loja, procure fontes confiáveis de informação, entenda de onde vem a roupa de que você usa. E tudo bem você não comprar de onde todos estão comprando porque aquela loja/marca não tem uma linha de produção confiável, não seja como a maioria.
Para termos um mundo diferente do atual, as mudanças precisam começar em nós, busque fazer a diferença.
E assim vem uma segunda forma de Consumo Consciente, ser consciente na hora da comprar é olhar para aquelas pequenas empresas que estão ao seu redor. Apoiar pequenos empreendimentos ajuda a manter a renda bem distribuída, ajuda a comunidade da sua cidade ou do seu bairro a crescer, fazendo a economia local girar.
Além de ajudar as pessoas próximas de você, terá, provavelmente, atendimento mais exclusivo, mais pessoal e cuidadoso, e peças mais singulares.
Não estamos aqui dizendo que você não deva comprar de grandes lojas ou marcas, mas sim que você olhe, de vez enquanto, para lado, para o pequeno negócio com sede de crescimento.
Em resumo:
Use duas roupas ao máximo. Cansou? Doe ou venda.
Compre de marcas/lojas com integridade. Faz bem até a nossa alma.
E buscar fomentar os pequenos negócios que te rodeiam.
Seja consciente!
Comments